O litoral do Rio Grande do Sul, foi povoado pelos colonos açorianos, onde já estavam os negros escravos trabalhando nas primeiras estâncias, os açorianos também passaram por imensas dificuldades e isso ajudou a aproximá-los dos negros e com o passar do tempo esta interação gerou uma cultura muito rica, que por muitos anos ficou restrita somente naquela região, mas nas últimas décadas pesquisadores e forças vivas, começaram a divulgar este fantástico patrimônio cultural, mas agora é chegada a hora de uma irradiação maior de todos estes trabalhos pesquisados e isso virá através do portal “ Rota Açoriana”.
O Portal divulgará a cultura afro-açoriana com suas danças, músicas, religiosidade, artesanato, literatura, e também o turismo ecológico, esportivo e cultural, rotas turísticas e gastronomia.
A Rota Açoriana nasceu para a unificação dos municÃpios litorâneos deixando de ser ilhas e se transformarem em um continente de riqueza cultural e turÃstica. Que possamos de mãos dadas caminharmos juntos nesta única e mesma direção!
Vão fazer parte da Rota açoriana os municípios do litoral: entre Rio Grande até Torres, e na serra do mar: de Santo Antônio da Patrulhao à Mampituba. |