RotaA.com.br
 
 
 
 
 
 
 
 
Cassia Message
Patrulhense, servidora da Procuradoria-Geral do Estado, vice-presidente da Moenda Associação de Cultura e Arte Nativa e membro dos Amigos da Vila, grupo responsável pela organização do Baú da Borges.

Idealizadora e editora do blog Insônias, espaço cultural virtual que já conta com oito escritores....Vizualizar perfil completo
Perfil completo
Links
AELN
Baú da Borges
Grêmio Literário P.
Insônias
Moenda da Canção
04/08/2012 26ª Moenda da Canção e 2ª Moenda Instrumental - Programação
22/07/2012 Classificadas 26ª Moenda da Canção e 2ª Moenda Instrumental
22/05/2012 Abertas as inscrições para a Moenda da Canção
13/11/2011 Feira do Livro de Santo Antônio da Patrulha
25/10/2011 Patrulhense na Feira do Livro - Caminhos Interligados
13/08/2011 BAÚ na Moenda e Fenacan
24/07/2011 Classificadas 25ª Moenda da Canção
21/06/2011 Báu da Borges
20/04/2011 Patrulhenses na Feira do Livro de Capão da Canoa
18/04/2011 5ª Feira do Livro de Capão da Canoa
 
+ Arquivos
Blogs
Ivo Ladislau
+ Blogs
 
  Da Fonte
 
05/10/2010
Vamos caminhar?

Em abril deste ano, Silvano Marques e Jaime Müller idealizaram o projeto 'Vamos caminhar', hoje apelidado de Caminhada do Silvano, em que convocam as pessoas a realizar uma longa caminhada, sem outros fins que não estar reunidos, aproveitando a natureza e batendo um alegre papo enquanto se exercitam.
Não há linha de partida, tampouco reta de chegada. Também não há ninguém cronometrando o tempo de cada participante, apenas um pequeno relógio acusa: na chegada de todos os caminhos, um apetitoso lanche.
No próximo final de semana, acontecerá a terceira caminhada, desta vez até o Canto dos Guilhermes, onde se realizará a festa da localidade.
O trajeto é o seguinte: saindo da Praça Arquipélago dos Açores – Praça da Igreja Matriz s 8h do domingo, até o Monjolo, fazendo ali uma parada para água. A seguir continuaríamos até o CANTO DOS GUILHERMES, onde vai ser construído um Hotel Fazenda, o que dá mais alguns quilômetros, perfazendo um trajeto de 15Km.
Gostou? Caminhe conosco. Não precisa de inscrição ou convite. Basta chegar no horário – a tolerância com atrasos é pequena, porque não podemos perder o horário do almoço. Use um tênis confortável, um agasalho, pois ainda faz certo frio nas manhãs de primavera do Sul e um boné, pois chegaremos lá por volta do meio-dia.
Achou pesado o trajeto? Temos um segundo ponto de partida, no Monjolo. Devemos passar por lá em torno de 10h. Com isso, a caminhada fica em torno de 9 quilômetros.
E outra: pode-se participar de bicicleta. Isso mesmo: um pequeno grupo pretende pedalar até lá.
Não pratica caminhada nem anda de bicicleta? Prepare um chimarrão e participe de carro, como apoio e companhia para caminhantes que tenham dificuldade em terminar o trajeto, e aproveite o almoço, que será no Salão Paroquial, em plena festa.
A volta: um ônibus nos aguarda depois do almoço, deveremos estar de volta até s 13h30.
O custo? Uma água, refrigerante ou lanche no Monjolo, o almoço na festa e o ônibus para a volta.

Mas o que mesmo esta caminhada tem a ver com este blog? Tudo.
Os idealizadores deste projeto, Silvano e Jaime, não nasceram em Santo Antônio, ou não exatamente, como se pode conferir por parte da biografia de cada um que transcrevo abaixo, mas são patrulhenses de coração, suor e raça. Aqui residem com suas famílias, trabalham e atuam na comunidade, dedicando-se a projetos sociais e culturais que melhoram e promovem o município que escolheram como lar.

Um pouco da vida e obra destes patrulhenses de coração:

Silvano Marques, nascido em Dom Pedrito, perambulou por várias cidades até se fixar em Porto Alegre para estudar. Formando-se médico-pediatra, migrou para o interior gaúcho, Santo Antônio da Patrulha, onde atua há quase duas décadas. Espírita atuante, mantém um blog intitulado COISA DE GORDO (http://wp.clicrbs.com.br/coisadegordo/) com temas que vão de gula, passando por cultura inútil e chegando a filmes, livros, fotos, DVDs. E mantém um outro chamado SILVANO ESPÍRITA (http://silvanoespirita.blogspot.com/) com temas relacionados ao assunto. Autor do livro FAMÍLIA FRENTE & VERSO, junto com Jerri Almeida.

Jaime Müller nasceu em Rolante, época 4º distrito de SAP, portanto é patrulhense, mas só descobriu isso após mudar-se para Santo Antônio. É bancário aposentado, e atualmente se dedica a pesquisas históricas relacionadas com a Paróquia Santo Antônio. Além das pesquisas, realiza trabalho voluntário em vários segmentos: na Defesa Civil, como membro da equipe de operações e responsável pelas matérias na mídia; tesoureiro e responsável pela parte administrativa da paróquia S. Antônio; pastoral da caridade da paróquia; membro da equipe de planejamento da Diocese de Osório; membro da comissão de restauração da Igreja Matriz; tesoureiro e responsável pela contabilidade do Instituto Histórico de SAP; colaborador da Folha Patrulhense com matérias relacionadas com a Igreja e a Defesa Civil e do Conselho Municipal de Turismo, principalmente no aspecto histórico; mantém ainda programa quinzenal na Rádio FM Comunitária, sempre as quartas feiras/09:00 da manhã, falando sobre defesa Civil e História do município de SAP.
       
 
 Post Anterior
16/09/2010
Chimarrão com gosto de Poesia
  Próximo Post
04/11/2010
Patrulhense na Feira do Livro
Deixe aqui seu Comentario
ivo ladislau - capão da Canoa - RS - Brasil
Parabéns ,teu blog esta cada vez mais "up" e a Moenda?, vamos cutucar a Carmem? luzzzzzzzzzz!
João Albé - Santo Antonio da Patrulha - RS - Brasil
Cássia, muito legal esse blog. Gostei da inclusão da mini biografia do Silvano e do Jaime. vou acompanhar! Abraços
Jaime Nestor Müller - Santo Antônio - RS - Brasil
Cássia, parabens pela forma de convocação para a caminhada. Quanto aos idealizadores, os méritos são todos do Dr. Silvano, que é a pessoa que faz tudo, eu sou apenas uma colaborador. Jaime Müller
Ver todos os comentários
 
Blogs
Ivo Ladislau
Curiosidades Açorianas
Ivo Ladislau
Culturas Populares
Ivo Ladislau
Da Peninsula!
Ivo Ladislau
Pesquisando os quicumbis e suas variantes por ai
Marina Raymundo da Silva
Escritora professora Branca Diva Pereira de Souza-2ª parte
Marina Raymundo da Silva
Escritora professora Branca Diva Pereira de Souza-1ª parte
+ posts
Cadastre seu flyer + eventos
 
RotaA.com.br
    Parceiros
 
Todo conteúdo, imagem ou opiniões publicadas aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
 
RotaA.com.br
 

www.rotaacoriana.com.br