Lagoa do Peixe
Tavares - RS
A Lagoa do Peixe tem recebido atenção internacional como uma das áreas mais importantes para abrigo de aves migratórias na América Latina, e sua proteção é essencial para a existência continuada do fantástico mecanismo biológico que garante o ciclo de vida de inúmeras espécies da fauna e flora nesse ambiente, verdadeiro paraíso ecológico.
DISTANTE APENAS 5 KM DO HOTEL, 100% DA LAGOA DO PEIXE LOCALIZA-SE EM TAVARES.
Em 1986 foi criado o Parque Nacional da Lagoa do Peixe; em 1991 o Parque foi incluído na REDE HEMISFÉRICA DE RESERVAS PARA AVES LIMÍCOLAS - WETLANDS FOR THE AMERICAS. Em 1992 foi reconhecido pela UNESCO como zona núcleo da RESERVA DA BIOSFERA em conjunto com o PROJETO MATA ATLÂNTICA - ATLANTIC COASTAL FOREST PROJECT; em 1993 passou a ser protegida pela CONVENÇÃO DE RAMSAR (cidade no Irã onde realizou-se a reunião sobre abrigo de aves migratórias).
São desenvolvidos ainda trabalhos em conjunto com entidades internacionais como a WORLD WILDLIFE FOUNDATION (WWF) e com universidades brasileiras.
A administração do Parque fica a cargo do Instituto Chico Mendes - ICMBio.
As águas da Lagoa são rasas - 10 a 60 cm - e a extensão é de cerca de 35 km de comprimento e 1,5 km de largura, estendendo-se paralela à praia oceânica, entre os cordões de dunas e a restinga com sua mata nativa.
São 34.000 hectares e 120.000 km² de paraíso natural, onde banhados, matas nativas, dunas, lagoas e praias oferecem uma rica diversidade de habitats. A alta concentração de nutrientes, de espécies de moluscos, algas, plânctons, caraguejos, siris, peixes e camarões garante alimento farto para as aves.
Comunica-se com o Oceano Atlântico através de uma barra que chega a ter 2 m de profundidade. Este imenso viveiro natural abriga 181 espécies de aves - entre elas 26 visitantes do Hemisfério Norte e 5 do Hemisfério Sul.
COMO UM MISTÉRIO DA NATUREZA, as aves migratórias descobriram a Lagoa do Peixe, fazendo deste lugar uma parada obrigatória e seu maior refúgio na América Latina.
Dentre as 5 espécies de aves migratórias do Hemisfério Sul, a mais fascinante é o flamingo. Quando o inverno chega no sul do Equador, ele deixa seu ninho com seus filhotes e parte do Chile e da Patagônia em busca de um clima mais quente. A Lagoa do Peixe é o único local do Brasil onde ele pode ser observado o ano inteiro, mas sendo que a maior abundância destes é entre os meses de agosto à dezembro.
O prazer e a inspiração que obtemos observando as aves, neste espetáculo da natureza, inclui bandos e revoadas incríveis de trinta-réis (Sterna), oriundos do Hemisfério Norte, batuíras, várias espécies de maçaricos, gaivotas, andorinhas, cisnes-de-pescoço-preto, talha-mares, andorinhas-do-mar, e outros.
A MELHOR ÉPOCA PARA OBSERVAR AVES MIGRATÓRIAS É ENTRE OS MESES DE MARÇO/MAIO E OUTUBRO/NOVEMBRO.
A LAGOA DO PEIXE É UM ÓTIMO LUGAR PARA OBSERVAR AVES, JÁ QUE O AMBIENTE É PLANO E SEM INTERFERÊNCIA DE VISUALIZAÇÃO.
Lagoa do Peixe,
Pontos Turísticos Tavares, Tavares Pontos Turísticos, Ponto Turístico Tavares, Tavares Ponto Turístico,
Litoral do Rio Grande do sul - Brasil
|