Parque Natural Tupancy
Arroio do Sal - RS
O Parque Natural Tupancy possui 21 hectares e é uma Unidade de Conservação criada pelo município de Arroio do Sal em 1996. Ele está localizado no Balneário Tupancy, entre as praias de Rondinha Velha e Balneário Atlântico, distante 180 quilômetros de Porto Alegre. A Unidade de Conservação tem o objetivo de proteger os recursos naturais característicos da região costeira e da Mata Atlântica do Rio Grande do Sul, especialmente ecossistemas de dunas, lagoas interiores, banhados, mata de restinga, bem como flora e fauna associadas a esses ambientes.
Os visitantes podem realizar trilhas, as principais são a da Lagoa de Banho e a da Coroninha, ambas com 30 minutos de duração, além de poder observar capivaras, ratão do banhado, tartarugas, marreca piadeira, galinhola, gambá, lebre, jaçanã, garça, biguá, socó e o cisne-do-pescoço-preto. Esses animais misturam-se a variadas espécies de pássaros como suiriri, corruíra, cambacica, cardeal do banhado, martim-pescador que juntos compõe um complexo e incomum cenário a beira mar.
Já no ambiente de dunas pode-se encontrar diferentes tipos de cactus, capororoca, caúnas e vassouras, além de vegetação como araçás, figueira-de-folha-miúda, chá-de-bugre, ambira, aroira-brava, chal-chal, que formam um conjunto característico da Mata Atlântida. Isso tudo somado as bromélias, orquídeas e cipós localizadas nos galhos de árvores de grande porte; a variedade de espécies aquáticas, como o junco, aguapé e o repolho d’água; e a mata de restinga sobre as dunas quase extinta no Litoral Norte, formam um cenário inesquecível.
Essa diversidade biológica é a característica marcante do Parque Natural Municipal Tupancy, que é visito por pessoas do mundo inteiro. Se você também quer desfrutar de um espaço consciente de preservação. Parque Natural Tupancy,
Pontos Turísticos Arroio do Sal, Arroio do Sal Pontos Turísticos, Ponto Turístico Arroio do Sal, Arroio do Sal Ponto Turístico,
Litoral do Rio Grande do sul - Brasil
|