Casa André
A Casa André, originalmente possuía vinte peças e um amplo quintal. Hoje, são treze peças, divididas quando foi vendida uma parte da casa, no ano de 1929.
Construída entre os anos de 1830 e 1835, época da guerra dos farrapos; serviu como comércio (padaria), e como moradia. Saqueada na época da guerra, foi cenário de morte, pois quando invadida por um soldado, que saqueou o local, ao sair dona da casa matou-o pelas costas com um tiro de espingarda.
Os moradores desta casa forneceram de sua padaria, pães para o exército, na revolução de Wandencolk, em 1894. Nesta residência foi montado o primeiro clube de carnaval, o “Clube Tesoura”, formado por seus moradores e amigos, saindo daí os primeiros carros alegóricos.
Na varanda desta casa foi fundado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O terreno ao lado, que fazia parte da casa, foi vendido para a Rádio Minuano, que ali foi fundada e outra parte foi garagem da prefeitura.
Na gestão do prefeito Dario Futuro, foi realizada a festa da cebola, e desses terrenos saiu os carros alegóricos.
A casa passou por reformas, tendo suas janelas originais trocadas. Hoje metade do prédio está demolida e é área do Banrisul.
Chama-se Casa André, devido a seu José André, vindo de Portugal aos 14 anos e nasceram-lhe nesta casa seus sete filhos. Casa André,
Pontos Turísticos São José do Norte, São José do Norte Pontos Turísticos, Ponto Turístico São José do Norte, São José do Norte Ponto Turístico,
Litoral do Rio Grande do sul - Brasil |