Ruas de Cima e de Baixo
A Rua de Cima, Rua Carlos Flores ou atual José Antônio Picoral, foi a segunda a formar-se no município, batizada posteriormente em homenagem ao pioneiro em turismo na região. Por volta de 1910, já se verificava movimentação nesta via, que acumulava vendedores ambulantes, pescadores, vendedores de latas de água, flores e utensílios variados. Nesta rua, rota que liga a praia a Igreja São Domingos, encontrava-se a casa do Dr. Protásio Alves, a moradia de José Antônio Picoral, o Hotel Picoral, o Farol Hotel, o Hotel Cruzeiro e o Hotel Sartori (que também era rodoviária e armazém).
Já a Rua de Baixo, atual Júlio de Castilhos, formou-se como um caminho antigo,
ligando a lagoa do Violão a praia para uso dos indígenas que ali viviam. Caminho aberto e posteriormente utilizado por bandeirantes, jesuítas etc, este espaço constituiu-se as poucos como a primeira via pública da freguesia, vila e por fim município de Torres.
Nesta, encontra-se ainda hoje um casario antigo, em estilo colonial português e feito a partir de pedras extraídas do Morro do Farol, rejuntadas com barro e cal dos sambaquis.
Caracterizam como uma importantíssima referência histórica para a identidade da população. Ruas de Cima e de Baixo,
Pontos Turísticos Torres, Torres Pontos Turísticos, Ponto Turístico Torres, Torres Ponto Turístico,
Litoral do Rio Grande do sul - Brasil |