Morro do Farol
Local de intensa ocupação por sua beleza natural e perspectiva visual, abrigou um cemitério indÃgena e o Forte de São Diogo, em 1777.
Torre Norte: conhecido por Morro do Farol devido a construção do primeiro farol em 1911, que objetivava a sinalização de terra aos navegantes. O segundo farol foi construÃdo em 1927, uma construção de madeira, com uma roda em cima, tendo esta roda janelas coloridas em vermelho, amarelo e branco, que giravam em torno de um lampião a gás. Caiu em uma forte tempestade em 1935. Em 1952 foi construÃdo o terceiro farol. Ao pé do morro, ao lado do mar, existe uma gruta de Nossa Senhora Aparecida. Antigamente se localizava o cemitério da cidade.
Local ideal para se avistar as belezas naturais da cidade. Lá, podemos ver todas as praias, as torres, a Lagoa do Violão, as serras, as dunas e a Ilha dos Lobos. Chamada primeiramente de Torre Norte por ser a primeira torre que se avista no sentido norte-sul, o Morro do Farol, denominado assim devido à construção do primeiro farol em 1911.
O objetivo deste farol é sinalizar a existência de terras aos navegantes. O farol atual, foi construÃdo em 1970 e possui 18 metros de altura, acendendo de 8 em 8 segundos, sendo visto em noites claras a uma distância de 8 milhas marÃtimas ou 12 Km. O chapadão mais elevado tem cerca de 600 metros de largura e sua altitude superior de 46 metros e meio. Morro do Farol,
Pontos TurÃsticos Torres, Torres Pontos TurÃsticos, Ponto TurÃstico Torres, Torres Ponto TurÃstico,
Litoral do Rio Grande do sul - Brasil |