Biografia:
Graduada em Estudos Sociais (Curta/PUCRS), Sociologia (PUCRS) e em História (UNISINOS).
Especialista em História do Rio Grande do Sul (FAPA)
Mestre em História do Brasil (PUCRS)
Doutora em História do Brasil (PUCRS)
Professora da Faculdade Porto-Alegrense (FAPA) nos cursos de graduação (do qual foi coordenadora em 1995/1996 e diretora de 2001 a 2009) e de pós-graduação. Ministra as disciplinas: História do Brasil, Introdução Arquivística, Introdução Museologia e orienta as monografias de conclusão de curso (TCC).
Idealizadora do Curso de Especialização – no âmbito da Pós-Graduação – de Educação e Patrimônio Histórico-Cultural na FAPA (duas edições).
Organizadora de duas edições da revista Ciências & Letras da FAPA (nºs 27 e 31), relativas ao Patrimônio Histórico, com participação de articulistas do Brasil e do estrangeiro, no âmbito dos arquivos e museus, bem como da Educação Patrimonial e patrimônio edificado.
Historiógrafa do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, atuando diretamente com o seu arquivo.
É membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, da Casa dos Açores do mesmo Estado e da Associação dos Profissionais de História/ANPUH
Participa da comissão científica do Portal comunidadesacorianas.org respondendo pelos trabalhos de história e fontes documentais arquivísticas e museológicas apresentados ao site (sediado nos Açores).
Tem cerca de 30 obras organizadas e mais de centena de trabalhos publicados nas áreas de história e patrimônio. Destacam-se, dentre outras, as obras Presença açoriana em Santo Antônio da Patrulha e no Rio Grande do Sul, editada em 1992, e Açorianos no Brasil, lançada em 2002. Para essa obra transcreveu de códices do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, os registros das propriedades de terras que os açorianos ganharam no século XVII, quando para lá foram enviados.
Interesse de pesquisa: presença açoriana no RS, tropeirismo, cana-de-açúcar, patrimônio histórico e educação.
Coordena há 21 anos o Encontro Raízes que reúne pesquisadores de 78 municípios do Rio Grande do Sul, do que resulta em publicações editadas nesse período.
|