O nome Palmares teve origem porque nas redondezas haviam grande quantidade de butiazeiros formando as butiatuvas ou butiatubas, famÃlia das palmáceas, que se adaptavam bem ao solo e ao clima da região. A presença de abundantes butiazeiros apenas ali, desaparecendo esta vegetação em regiões circunvizinhas, supõe a ocupação periódica deste local por Ãndios guaranis que viajavam pela orla marÃtima, procurando locais que se encontrasse alimento e também proximidade à s águas doces.
A adição do termo "do Sul", se deu porque, por volta de 1944, surgiu uma ordem Federal de que não poderia haver, dentro do estado ou PaÃs, cidades de nomes semelhantes. Os campos que hoje compõe o municÃpio de Palmares do Sul foram doados através de sesmarias, a imigrantes portugueses que comprovaram ao Rei de Portugal ter condições de explorá-los promovendo a sua ocupação.
A primeira divisão administrativa do Estado ocorreu em 1809, quando os campos de Palmares ficaram pertecendo ao municÃpio de Santo Antônio da Patrulha. Naquela época, existiam também, na faixa litorânea norte, Conceição do Arroio (futura Osório) e Mostardas.
Ainda no perÃodo do Brasil império, foi criado o distrito de Palmares do Sul, pertecente ao municÃpio de Vila Conceição do Arroio, emancipado de Santo Antônio da Patrulha. Acampado, freqüentemente, no mesmo espaço, criou-se uma vegetação caracterÃstica, composta de butiazeiros, vegetação que cresce esparsadamente formando os palmares, daà o nome do local: Palmar, Palmares.
|