Capão da Canoa tem 20 km de praias e lagoas e fica entre os municipios de Xangri-lá e Arroio do Sal. Atualmente é a cidade mais populosa do litoral Norte do Rio Grande do Sul.
História
Capão da Canoa, floreceu por volta de 1900 com o nome de Arroio da Pescaria, época em que os primeiros ranchos começaram a se agrupar à beira mar. O local abrigava, além de pescadores, também alguns aventureiros. Por vezes o local era visitado por tropeiros, fazendeiros e viajantes.
Mais tarde, por volta de 1920, começaram a chegar os primeiros veranistas oriundos da serra gaúcha e também de Porto Alegre, os maiores frequentadores eram os descendentes das colônias alemãs e italianas, por volta de 1940 a colônia israelita também começou a se fazer presente em bom número. O nome de Arroio da Pescaria, só começou a desaparecer na década de 40, quando alguns entendem que surgia a denominação Capão da Canoa.
Pelo Ato Número 073 de 1° de fevereiro de 1933, Cornélios surgiu como 6° Distrito de Osório, onde estava incluÃda também a Vila de Capão da Canoa. Em 1952 o 6° Distrito de Osório, Cornélios foi transferido para Capão da Canoa. A emancipação do municÃpio caponense, veio trinta anos depois pela Lei 7.638, de 12 de abril de 1982.
Origem do Nome Na verdade, o nome Capão da Canoa, já existia no interior de uma fazenda de propriedade da famÃlia Nunes, na extensão da praia de Xangri-lá (hoje municÃpio de Xangri-lá) com fundos para a Lagoa das Malvas, pois este, eram quem davam apoio aos visitantes que passavam ou vinham veranear. Com o tempo este lugar passou a ser conhecido, fazendo com que o velho nome Arroio da Pescaria desaparecesse, dando espaço para Capão da Canoa.
|