A arroiense professora Branca Diva(1884-1956) é importante personalidade que influenciou fortemente a educação, em nível de Estado, através do livro “¿Queres Ler?”.
Branca Diva Pereira de Souza escritora nascida em Conceição do Arroio, hoje município de Osório, escreveu, inicialmente, em co-autoria, obra didática adaptando o método de ensino de alfabetização criado em 1892, pelo uruguaio José Henriques Figueira.
Justas lembranças
A divulgação deste material tem o mérito da professora Haidê Mamed. De família tradicional osoriense, agregando contatos através de suas vivências e consequentemente, uma imensa rede de conhecimento sobre pessoas antigas da cidade pode resgatar importante fato da história da educação em nível de Estado, passado por Conceição do Arroio, ao relacionar o livro “¿Queres Ler?” com o seu autor, cujo sobrenome não lhe era desconhecido entre as famílias existentes na cidade de Osório, os Pereira de Souza. Ela lembra que, em seu tempo de criança, aprendeu a ler e escrever através do livro de alfabetização que ensinava, por exemplo, a ler as frases “Vovô viu o ovo”. “O ovo é do vovô”.
Acredita-se que estas belas lembranças também estejam guardadas no fundo de antigas memórias de muitos que aprenderam a ler por este método de alfabetização editado no Rio Grande do Sul no começo do século XX. Ao mesmo tempo, nos oportuniza qualificar a história de família, que ficaria fadada ao esquecimento de antigos e conhecidos moradores da então Conceição do Arroio.
Em 2015, Haidê, em comunicação com Francelina Porcella que atualmente mora em Porto Alegre, lhe enviou livros escritos por sua tia Branca Diva os quais guarda, até hoje, como bem pediu sua querida tia, com dedicatórias carinhosas de apreço e preocupação com o futuro de seus queridos sobrinhos, entre eles Leonel e Francelina. Em seus 78 anos de idade, guarda também o anel de formatura deixada em testamento para ela. Transcrevemos aqui estas dedicatórias por considerar profunda a sua mensagem educativa para a construção do caráter de seus sobrinhos, quiçá de todo estudante:
Dedicatória para o afilhado Leonel:
“Ao meu querido sobrinho e afilhado Leonel M. Pereira de Souza, ofereço este livro, que conservará como lembrança de sua tia e madrinha que muito o estima e deseja que seja aluno estudioso para no futuro ser um grande homem, temente a Deus, útil a si, à família e à Pátria”
Março, 19-1944.
Branca Diva Pereira de Souza.”
Dedicatória para a sobrinha Francelina:
“À minha querida sobrinha,
Francelina,ofereço este livrinho, fazendo votos para que as lições nele contidas sejam muito aproveitadas, para a par da instrução conseguir a educação de seu coraçãozinho, temente a Deus e cheio de amor à Pátria.
Outrossim, quero que minha sobrinha conserve este livro, como lembrança de sua tia que muito ama as crianças.
Santo Antônio 26-7-1946
Branca Diva Pereira de Souza”.
Família de Branca Diva
Branca Diva nasceu em Conceição do Arroio em 11 de setembro de 1884. Filha de Leonel Pereira de Souza e de Francelina Pereira de Souza teve os irmãos: Abraão (engenheiro do DAER em Tramandaí), Franco (advogado em POA), Violeta (do lar) e Fernando (funcionário público e músico,fazia parte da Banda de Tramandaí ). Destes irmãos, são vivos apenas Leonel e Francelina os quais são batizados com o mesmo nome de seus avôs.
Moravam em Conceição do Arroio. Na atualidade seria na esquina da Av. Getúlio Vargas com Machado de Assis,onde atualmente fica a loja "A Viviane", conforme afirma dona Benta, esposa de Getúlio, um dos sobrinhos de Branca Diva.
|