Quando fui convidado pra escrever no Rota Açoriana, além do privilégio e prazer, também surgiu a dúvida: o que escrever?
Mas quando o assunto é nosso litoral e em especial, Santo Antônio, qualquer dúvida acaba.
Neste pedaço de litoral sem mar onde tudo começou, nasci e fui criado aprendendo a gostar e respeitar nossa cultura e, depois que conheci a música, também comecei a viver essa cultura.
Em Santo Antônio além do casario colonial, comidas típicas e das manifestações como cavalhadas e bailes de masquê, temos a Moenda. Um festival que acontece há 22 anos e desperta paixões e reações de todos os tipos na cidade e em quem vem de fora pra ver uma nova cultura que no começo foi um pouco repudiada, mas depois de um tempo foi sendo assimilada e compreendida.
Alguns fatos e músicas até hoje eu não entendo, mas, um dia quem sabe?
Só sei que o clima da Moenda já está contagiando Santo Antônio, que neste ano volta junto com a Festa da Cachaça e da Rapadura, tranformando nossa cidade num dos principais pontos turísticos do litoral no mês de Agosto.
No mês dos santos juninos, faço minha estréia do blog perto do dia de Santo Antônio e convidando para os dias 20, 21 e 22 de Agosto que possam conhecer e viver esse clima de Moenda aqui em Santo Antônio da Patrulha.
Para os músicos: incrições das músicas até 06/07/10.
Abraço litorâneo a todos e até a próxima! |