A Cultura das Réstias
Dia 23/3 tivemos o lançamento de dois projetos que foram aprovados pela Lei Paulo Gustavo de incentivo ao audiovisual e foram produzidos no Distrito do Bojuru, São José do Norte.
O documentário “A Cultura das Réstias”, que fala sobre a confecção das réstias na história da produção de cebolas no Bojuru, São José do Norte, resgatando essa arte quase perdida no tempo.
A sala de projeção da escola de ensino médio e fundamental Capitão Luiz da Silva Ferreira estava lotada. Alunos, pais e moradores estavam muito curiosos e interessados, tanto que a produtora Márcia teve que organizar uma segunda exibição à tarde – também lotada – para que mais pessoas pudessem assistir.
Não só a possibilidade de aprender sobre como iniciou a cultura da cebola no distrito, mas também de ver a realidade de diversas famílias ali presentes retratadas na tela, estimulou perguntas e gerou muito interesse entre os alunos e a comunidade, que se sentiu representada.
A produtora do documentário, Márcia, moradora do Bojuru, estava presente, fez a apresentação e pôde, ao final, receber os aplausos e responder às perguntas.
Veja agora o Documentário sobre a cultura da Réstia da Cebola no Litoral do Rio Grande do Sul.
Videoclipe Kako Xavier
Tivemos nesse mesmo dia a exibição do videoclipe “A Saga da Cebola”, de Kako Xavier, Ivo Ladislau, Luis Agnelo Chaves e Martim César, interpretada por Kako Xavier.
Tanto o documentário quanto o videoclipe foram filmados no distrito do Bojuru e tiveram diversas tomadas durante todo o processo da produção da cebola, do plantio à colheita, do processamento à feitura das réstias.
Agradecemos à Prefeitura de São José do Norte, que, através do Edital Luiz Gustavo, propicia que eventos como esse aconteçam no Bojuru e leva nossa cultura e tradição para o mundo.
O documentário foi traduzido para dois idiomas e, com isso, temos a certeza de que cruzará fronteiras, levando o nome da nossa região e nossa cultura, além de preservá-los entre nossos jovens, que saíram da exibição orgulhosos de pertencerem a esse distrito. Com certeza, foi um momento único, em que foi possível falar sobre nossa cultura, sentir orgulho de onde viemos e ter a certeza de que os mais novos continuarão com esse legado.
O documentário tem convites para ser exibido em São José do Norte, Pelotas, Osório e Capão da Canoa e em breve reportaremos as datas no site.
Veja agora o videoclipe de Kako Xavier.