Projeto Mistura Fina está de volta na sua 5ª edição

02/04/2025
Projeto Mistura Fina está de volta na sua 5ª edição, no dia 10 de abril, com Shana Muller, no Multipalco Eva Sopher
Mistura Fina já levou mais de 140 apresentações para o foyer do Theatro São Pedro e agora se reinventa nos diversos espaços do Multipalco Eva Sopher
Depois de passar um período sendo realizado no Foyer do Theatro São Pedro, Mistura Fina está de volta e, para esta 5ª edição, amplia e toma outros palcos no Multipalco Eva Sopher, proporcionando uma vivência com o grande complexo cultural. Para marcar a reabertura do projeto, Shana Muller com a apresentação Canto de América, uma viagem pelos ritmos e clássicos do cancioneiro latino-americano. Ritmos como tangos, boleros, zambas argentinas, landós peruanos, levam o público a percorrer as sonoridades latinas. A apresentação realiza-se na próxima quinta-feira, dia 10 de abril, às 19h, com entrada franca.
“O Mistura Fina sempre aconteceu no foyer do Theatro São Pedro, que fechou suas portas em março deste ano para uma importante reforma. É sempre um desafio mudar de casa, de palco, mas também uma alegria dar sequência neste novo espaço entregue para o Estado e que leva o nome da dona Eva. Chegamos em 2025 com a quinta edição do projeto, garantindo o encontro entre a arte e o público, motor principal do Mistura Fina”, afirma Letícia Vieira, diretora do projeto.
A iniciativa, neste ano de 2025, conta com 30 apresentações gratuítas, sempre às quintas-feiras, em espaços do Multipalco Eva Sopher, com curadoria de Arthur de Faria. Uma programação entre o que existe de destaque na produção artística local, com possíveis convidados nacionais. A diversidade artista é um dos pontos fortes do projeto, que ainda conta com a presença importante, desde a primeira edição, da OVNI Acessibilidade Universal, que segue oferecendo o serviço de audiodescrição em todos os dias do evento.
Com produção e realização da Primeira Fila Produções, em correalização do Multipalco Eva Sopher, apoio da OVNI Acessibilidade Universal, patrocínio da Bistek e CEEE Equatorial e financiamento do Pró-Cultura RS, o Mistura Fina está de volta, exibindo a pluralidade da produção artística que se destaca no cenário estadual. Iniciado em 2018, o projeto abrigou grandes expressões da música, com 140 apresentações temperadas com arte e alta performance artística que se exibiram no Foyer Nobre do Theatro São Pedro.
A atração de 10 de abril: Shana Muller em “Canto de América”
“Canto de América” é uma homenagem à música e à cultura latino-americana que destaca ritmos como bolero, tango, milonga, chacarera e zamba. Após estrear no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, em 2022, o espetáculo circulou em nove cidades em 2024, incluindo Santa Maria, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Camaquã, Carazinho, Santa Rosa, Passo Fundo, Alegrete e Uruguaiana, comemorando os 20 anos de carreira da artista. A performance é apresentada em português e espanhol e Shana imprime sua personalidade a canções de grandes referências de sua carreira, como Mercedes Sosa, Teresa Parodi e Violeta Parra, além de versões de compositores brasileiros como Lupicínio Rodrigues e Milton Nascimento.
“O roteiro faz referência ao papel das mulheres artistas e compositoras sul-americanas que marcaram a minha sonoridade desde a infância”, conta Shana. “É, também, um resgate da cultura indígena, negra e espanhola, tão importantes na formação da nossa gente. Acredito que minha arte é, ao mesmo tempo, regional e plural, sem fronteiras e para diversos públicos”.
FICHA TÉCNICA MISTURA FINA:
LETÍCIA VIEIRA - direção geral
NINA PICOLI – produção
ARTHUR DE FARIA – curadoria
MIMI ARAGON – audiodescritora
SILVIA ABREU – assessoria de imprensa
DANI HIL – redes sociais