Em fevereiro estive no "Centro de Aprendizagens para Energias Renováveis" convidado pelo seu idealizador, Fábio Rosa, para mostrar as obras do grande projeto em Santo Antônio da Patrulha. Fiquei maravilhado com todas as obras. Eu como eletrotécnico me senti na Disneylândia!
Fiquei muito impressionado com o Centro, pois faz você repensar no que é gasto de energia e o que você pode economizar e criar no seu dia a dia com a simples forma de pensar diferente.
No dia 2 de junho Será inaugurado em Santo Antônio da Patrulha o “Centro de Aprendizagens para Energias Renováveis" e a Casa Popular Eficiente”.
O Projeto "Alegrias Renováveis" do IDEAAS é destinado educação do publico em geral, especialmente estudantes profissionais.
Na visita ao "Centro de Aprendizagem para as Energias Renováveis e Geração Descentralizada" você verá na prática conceitos sobre energias renováveis, eficiência energética e conservação de energia em linguagem simples e acessível.
O Centro está organizado em duas praças de visitação, sendo que a “Praça das Energias Renováveis” conta com equipamentos e instalações relativas s fontes solar, eólica, hidráulica e biomassa.
A “Praça da Eficiência Energética” está instalada na “Casa Popular Eficiente” (veja no álbum), cuja aplicação de tecnologias permite economia no uso de energia, água e maior conforto térmico adaptado s construções populares. As visitações são oferecidas a estudantes, profissionais da área e público em geral e o conteúdo está preparado de forma didática e de fácil compreensão.
Na forma como está apresentado, trata-se de uma iniciativa única no mundo.
Clique na imagem acima para ampliar e ver a Casa Popular Eficiente.
ENERGIA SOLAR:
A energia solar necessita de um banco de baterias para que seja armazenada para ter luz na parte da noite e por isso acaba tornando o processo mais caro. Pois o banco de baterias tem um tempo útil de uso de alguns anos, e a cada troca tornaria-se um custo alto para o consumidor de baixa renda desembolsar de uma só vez. E ai que entra uns dos projetos magníficos de Fábio Rosa, a sua ONG IDEASS* faz a locação dos painéis fotovoltáicos para os moradores de determinada comunidade, o custo fica bem abaixo do que eles costumam gastar com outras fontes de energia, tipo gerador a diesel.
Se a energia solar fosse bem utilizada nos grandes centros poderia tirar o país do sufoco energético. Um exemplo básico é de que se todos os prédios comerciais de São Paulo tivessem painéis solares em seus tetos eles gerariam juntos energia equivalente a Usina Hidrelétrica de Itaipú. Imagina o benefício e a economia que ganhariam as empresas que utilizam todos seus aparelhos justo na mesma hora que os painéis solares captam mais energia. Isso igualaria o pico de consumo e geração nesse horário, estabilizando o sistema energético.
Sem dúvida nenhuma a energia solar é muito viável no Brasil. Deveria existir um programa de apoio para quem gerasse energia em casa e uma norma para que essa energia gerada fosse depositada direto na rede das concecionárias, assim essa energia seria abatida ou paga pelo cliente no final do mês, e tornaria o próprio cliente auto sustentável e gerando energia limpa. Se isso já deu certo em outros países porque não fazer aqui no Brasil?
Fábio Rosa é uma pessoa fantástica e contagia com suas histórias e sua sabedoria, mesmo ganhando prêmios, notoriedade e reconhecimento internacional, foi a pessoa mais prestativa, acessível e de bom coração que conheci ultimamente. Só sei que tive uma aula de eletrotécnica e auto sustentabilidade em um dia que nunca tive nos meus 5 anos de curso!
Além de ser um guru na área das energias renováveis é um músico de mão cheia, fui presenteado com um CD maravilhoso de suas canções gravadas por grandes músicos. Maioria do CD é instrumental onde me levou a New Orleans, Missisipi nos Estado unidos.
Só sei que sai de lá maravilhado com essa grande pessoa ILUMINADA, e seus projetos que ajudam as pessoas certas! Precisamos no Brasil centenas de "Fábios Rosas", pois com pessoas assim quem sabe um dia chegarmos a ser um país primeiro mundo!
* O IDEAAS é uma organização não governamental sem fins lucrativos reconhecida nacional e internacionalmente por sua atuação no campo das energias renováveis e empreendedorismo social.
Seus trabalhos com uso produtivo e acesso a energia, demonstram a viabilidade das energias renováveis dentro da matriz energética especialmente para zonas rurais ou isoladas.
os projetos do IDEAAS promovem a redução dos impactos humanos sobre o meio ambiente trazendo beneficio sociais, ambientais e econômicos.
Grande Felipe,
A sustentabilidade é a grande temática transversal ao nosso rumo enquanto civlização. Tu estás no rumo certo!!!
Uma boa luta alimentada pela ternura e a luz da sabedoria serena.
Fernando Campani.
Perito Ambiental, Biólogo e Engº Agrônomo
AGROABIENTAL Ltda.
Assessoria de Comunicação - AGROAMBIENTAL LTDA.
Visite nosso blog http://agroambientalnet.blogspot.com/
Joaquim Vale Cruz - Santarém - Rtj - Portugal
É o futuro que está chegando. Só assim a nossa Terra poderá ter o nome de PLANETA AZUL. Parabéns