“Literatura para lavar e aquecer a alma”
Por Delalves Costa
A chuva e o frio de ontem (17.04.2011) tarde não tiraram o entusiasmo dos escritores – palestrantes e ouvintes – e leitores, na 5ª Feira do Livro de Capão da Canoa. Sempre com excelente público nas bancas e em todas as atividades, o evento mais uma vez se destaca pela excelente organização e programação, atendendo a todos os públicos: infantil, infanto-juvenil e adulto.
É neste cenário “mágico”, com todos os ingredientes de um final de tarde de domingo, que a Academia dos Escritores do Litoral Norte – AELN/RS se fez presente, na companhia do escritor e palestrante Ricardo Silvestrin, que na ocasião representava o Instituto Estadual do Livro.
Com toda certeza, a Feira do Livro de Capão da Canoa está entre as melhores do Estado. No sábado, dia da abertura oficial, e ontem, todos se mostraram muito sensibilizados com a homenagem que os organizadores estão prestando ao imortal Moacyr Scliar, autor de tantas vindas a eventos literários no Litoral Norte. Ainda que a chuva e o frio tenham se instalado na cidade, ninguém arredou o pé do local. Talvez o lema mais apropriado para este domingo de feira seja: literatura para lavar e aquecer a alma.
E é neste clima que os escritores da AELN compareceram em peso. Já ao início da tarde, a banca da Academia contava com vários escritores – alguns integrantes da Comissão Organizadora e os demais convidados. Às 17h30min, iniciou o nosso encontro com a participação de Ricardo Silvestrin. A mesa de debate foi composta pelo presidente da AELN, escritor Mário Feijó, que, no papel de mestre de cerimônia, convidou a vice-presidente Marisa Simon e o escritor convidado. Os escritores e poetas da entidade também foram chamados um por um pelo presidente para compor a primeira fila da platéia. Para Feijó, “a presença de Silvestrin no encontro demonstra que o IEL está empenhado em valorizar autores de todas as regiões, e o escritor litorâneo precisa aproveitar esta oportunidade”.
Colocando-se inteiramente disposição da Academia, Silvestrin traçou um panorama geral sobre projetos do IEL. Segundo ele, todos os gêneros serão contemplados, mas inicialmente o Instituto Estadual do Livro dará prioridade poesia e ao conto. Sobre os escritores e poetas da nossa região fazer parte do catálogo do instituto, Silvestrin afirmou que “todos os autores que residem no interior do RS terão a chance de serem contemplados com projetos, desde que as obras estejam dentro dos critérios exigidos pelo edital”. Após o debate, ocorreu o lançamento da “Antologia II” da Academia dos Escritores. A 5ª Feira do Livro de Capão da Canoa segue até o dia 24 de abril, na Rua Pindorama e na Casa de Cultura Érico Veríssimo. Programe-se: segunda, terça e quarta-feira – 9h s 22h30min e feriado, sábado e domingo – 14h s 22h30min. Faça parte desta grande festa literária!
Fonte: AELN |