Em abril deste ano, Silvano Marques e Jaime Müller idealizaram o projeto 'Vamos caminhar', hoje apelidado de Caminhada do Silvano, em que convocam as pessoas a realizar uma longa caminhada, sem outros fins que não estar reunidos, aproveitando a natureza e batendo um alegre papo enquanto se exercitam.
Não há linha de partida, tampouco reta de chegada. Também não há ninguém cronometrando o tempo de cada participante, apenas um pequeno relógio acusa: na chegada de todos os caminhos, um apetitoso lanche.
No próximo final de semana, acontecerá a terceira caminhada, desta vez até o Canto dos Guilhermes, onde se realizará a festa da localidade.
O trajeto é o seguinte: saindo da Praça Arquipélago dos Açores – Praça da Igreja Matriz s 8h do domingo, até o Monjolo, fazendo ali uma parada para água. A seguir continuaríamos até o CANTO DOS GUILHERMES, onde vai ser construído um Hotel Fazenda, o que dá mais alguns quilômetros, perfazendo um trajeto de 15Km.
Gostou? Caminhe conosco. Não precisa de inscrição ou convite. Basta chegar no horário – a tolerância com atrasos é pequena, porque não podemos perder o horário do almoço. Use um tênis confortável, um agasalho, pois ainda faz certo frio nas manhãs de primavera do Sul e um boné, pois chegaremos lá por volta do meio-dia.
Achou pesado o trajeto? Temos um segundo ponto de partida, no Monjolo. Devemos passar por lá em torno de 10h. Com isso, a caminhada fica em torno de 9 quilômetros.
E outra: pode-se participar de bicicleta. Isso mesmo: um pequeno grupo pretende pedalar até lá.
Não pratica caminhada nem anda de bicicleta? Prepare um chimarrão e participe de carro, como apoio e companhia para caminhantes que tenham dificuldade em terminar o trajeto, e aproveite o almoço, que será no Salão Paroquial, em plena festa.
A volta: um ônibus nos aguarda depois do almoço, deveremos estar de volta até s 13h30.
O custo? Uma água, refrigerante ou lanche no Monjolo, o almoço na festa e o ônibus para a volta.
Mas o que mesmo esta caminhada tem a ver com este blog? Tudo.
Os idealizadores deste projeto, Silvano e Jaime, não nasceram em Santo Antônio, ou não exatamente, como se pode conferir por parte da biografia de cada um que transcrevo abaixo, mas são patrulhenses de coração, suor e raça. Aqui residem com suas famílias, trabalham e atuam na comunidade, dedicando-se a projetos sociais e culturais que melhoram e promovem o município que escolheram como lar.
Um pouco da vida e obra destes patrulhenses de coração:
Silvano Marques, nascido em Dom Pedrito, perambulou por várias cidades até se fixar em Porto Alegre para estudar. Formando-se médico-pediatra, migrou para o interior gaúcho, Santo Antônio da Patrulha, onde atua há quase duas décadas. Espírita atuante, mantém um blog intitulado COISA DE GORDO (http://wp.clicrbs.com.br/coisadegordo/) com temas que vão de gula, passando por cultura inútil e chegando a filmes, livros, fotos, DVDs. E mantém um outro chamado SILVANO ESPÍRITA (http://silvanoespirita.blogspot.com/) com temas relacionados ao assunto. Autor do livro FAMÍLIA FRENTE & VERSO, junto com Jerri Almeida.
Jaime Müller nasceu em Rolante, época 4º distrito de SAP, portanto é patrulhense, mas só descobriu isso após mudar-se para Santo Antônio. É bancário aposentado, e atualmente se dedica a pesquisas históricas relacionadas com a Paróquia Santo Antônio. Além das pesquisas, realiza trabalho voluntário em vários segmentos: na Defesa Civil, como membro da equipe de operações e responsável pelas matérias na mídia; tesoureiro e responsável pela parte administrativa da paróquia S. Antônio; pastoral da caridade da paróquia; membro da equipe de planejamento da Diocese de Osório; membro da comissão de restauração da Igreja Matriz; tesoureiro e responsável pela contabilidade do Instituto Histórico de SAP; colaborador da Folha Patrulhense com matérias relacionadas com a Igreja e a Defesa Civil e do Conselho Municipal de Turismo, principalmente no aspecto histórico; mantém ainda programa quinzenal na Rádio FM Comunitária, sempre as quartas feiras/09:00 da manhã, falando sobre defesa Civil e História do município de SAP. |