Por ocasião do XIV Fórum Internacional de Educação realizado em Osório, emiti minha opinião na Revista Dois Pontos (Ano II /2º trimestre 2010-nº5) acerca do tema explicitado acima, pela minha experiência pedagógica na disciplina Educação Artística.
A formação do prazer estético se dá na infância.Inúmeros estudos e pesquisas apontam para a importância do desenvolvimento da sensibilidade na estruturação da personalidade.Neste sentido reprovo aretirada da disciplina Educação Artística do currículo escolar.
Tendo trabalhado por mais de 10 anos com Educação Artística (na época primário e secundário-ginásio) abrangendo desde a musica, teatro, pintura, história da arte posso afirmar, pela vivência e experiencia enriquecedoras que tive, sobre a importância da disciplina na formação criativa e emocional de crianças e jovens.
Se a proposta proveniente da Lei Federal for para uma efetiva e objetiva implantação da disciplina Educação Artística (contemplando todos as diferentes linguagens artísticas) só temos que apoiá-la, já que são integrantes do processo histórico-cultural da nação brasileira.
Abrem-se inúmeras possibilidades de trabalhar a cultura açoriana, táo significativa na ocupação litorânea, através dos diferentes meios de expressão artística nas escolas da região. |