RotaA.com.br
 
 
 
 
 
 
 
 
Vera Lucia Maciel Barroso
Graduada em Estudos Sociais (Curta/PUCRS), Sociologia (PUCRS) e em História (UNISINOS).

Especialista em História do Rio Grande do Sul (FAPA)

Mestre em História do Brasil (PUCRS)

Doutora em História do Brasil (PUCRS)

Professora da Faculdade Porto-Alegrense (FAPA) nos cursos de graduação (do qual foi coordenadora em 1995/1996 e diretora de 2001 a 2009) e de pós-graduação. Ministra...Vizualizar perfil completo
Perfil completo
15/09/2010 HISTÓRIA DO ENCONTRO RAÍZES
Blogs
27ª Moenda da Canção
Aidyl Peruchi
Ana Claudia Gonçalves
Andrea Hilgert
Bola - Wind Fly
Cassia Message
+ Blogs
 
  Vera Barroso
 
15/09/2010
HISTÓRIA DO ENCONTRO RAÍZES

RAÍZES é um movimento que reúne pesquisadores, historiadores, escritores, animadores culturais, professores, alunos, enfim, os cidadãos que realizam as mais diferentes atividades nos municípios sediados na região nordeste do Rio Grande do Sul, como também os que se interessam por essa área, e que desejam revelar e escrever sobre suas origens, evocar suas lembranças, recordar as ações dos seus antepassados, para trazer luz a trajetória da região que tem uma história, mais que local, conjunta, de relações, a qual precisa ser reconhecida, como pilar para o seu desenvolvimento.

Como todo o ser humano é um sujeito da História, chamamos a cada um, crianças, jovens e adultos para dizerem PRESENTE no Raízes, contando, narrando e descrevendo lembranças ou revelando as pesquisas que vêm fazendo, para que a sua família, o seu bairro, a sua comunidade seja mais conhecida, e os municípios da região mais reconhecidos. Todos têm vez e voz: acadêmicos, estudantes do Ensino Fundamental e Médio, egressos do ensino e os que não estiveram no sistema escolar.

Quantos municípios integram este movimento? Eles somam 78, agora em 2009.

Quais? Aqueles que nasceram dentro do primitivo município de Santo Antônio da Patrulha.

Clique aqui para ver a árvore Genealogia dos municípios originários de Santo Antônio da PatrulhaMas que história é esta?

É que os 496 municípios existentes no Rio Grande do Sul, atualmente, são descendentes dos quatro primeiros criados em 1809, por D. João VI através de Provisão Real de 7 de outubro daquele ano, a saber: Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo e Santo Antônio da Patrulha.

Em 3 de abril de 1811, a Câmara de Santo Antônio da Patrulha foi instalada passando a dirigir a vasta região nordeste da Capitania. Com uma área de 34.184 km² reunia os distritos da então Freguesia de N.Srª. da Oliveira da Vacaria e a Capela de São Francisco de Paula de Cima da Serra (que abraçavam a serra) e da Freguesia de N. Srª. da Conceição do Arroio e o Presídio das Torres (que abraçavam o litoral).

Ao longo dos séculos XIX e XX as emancipações foram se sucedendo, reduzindo a área municipal de Santo Antônio da Patrulha a pouco menos de 1.000 km², na virada para o século XXI.

Desta história regional pouco se sabia até a década de 1980, especialmente de como as emancipações foram se sucedendo e quais suas condições e obstáculos, seus trâmites e sucessos, suas relações e possibilidades de integração frente s histórias locais. Enfim, a escrita desta realidade precisava ser feita e divulgada.

Com esta perspectiva iniciou-se em abril de 1990, na administração Sílvio Miguel Fofonka, então Prefeito de Santo Antônio da Patrulha, e depois do município de Caraá, a trajetória dos Encontros dos Municípios Originários – EMOSAP. O evento é itinerante. A cada ano um município sedia o Raízes.

O movimento RAÍZES se propõe a pesquisar, conhecer e divulgar a trajetória de municípios de uma região que tem uma origem comum, nos seus diferentes aspectos: social, político, econômico, cultural religioso, educacional, ambiental, folclórico e outros. Este processo caracteriza-se como uma prática de Educação Patrimonial, na medida em que mobiliza a comunidade que sedia o evento (com duração de três a cinco dias) para o reconhecimento e determinação de política de preservação dos seus bens materiais e imateriais. E o papel da escola é fundamental, nessa caminhada, pois é o espaço vital para a construção da consciência coletiva de pertencimento de cada um, desde a tenra idade, ao lugar onde mora, estuda e/ou trabalha. Afinal, todos, e cada um é sujeito da história, é ator do tempo. Portanto, o Encontro Raízes constitui momento significativo para o registro dos múltiplos fazeres da comunidade local e da região de que faz parte, produzidos no passado mais distante ou mais próximo, e que deixaram rastros, os quais devem ser preservados e apropriados no presente pelos que nela vivem. Trata-se, também, de um momento significativo para a socialização das memórias locais e regionais. E o movimento Raízes propõe-se, igualmente, através da Memória e da História, oferecer alternativas para embasar soluções aos problemas do presente, respeitando o passado como pilar da construção de um futuro mais promissor para nossas comunidades. E mais: sustenta a compreensão de que a História do Rio Grande do Sul passa necessariamente pela produção das micro-histórias, notadamente dos municípios, cujas relações ajudam a explicar a realidade maior, integrada nos âmbitos nacional e internacional.

Os municípios que já sediaram o evento são:

1º Encontro – Raízes de Santo Antônio da Patrulha (1990) publicação esgotada

2º Encontro – Raízes de São Francisco de Paula (1991) publicação esgotada

3º Encontro – Raízes de Tramandaí (1992) publicação esgotada

Obs.: os três primeiros encontros estão publicados em uma obra de 304 p.

4º Encontro – Raízes de Lagoa Vermelha (1993 – 262 p.) publicação esgotada

5º Encontro – Raízes de Gramado (1994 – 440 p.) 2ª edição

6º Encontro – Raízes de Torres (1995 – 336 p.) publicação esgotada

7º Encontro – Raízes de Vacaria (1996 – 510 p.) publicação esgotada

8º Encontro – Raízes de Veranópolis (1997 – 69 p.) publicado

9º Encontro – Raízes de Terra de Areia (1998 – 596 p.) publicado

10º Encontro – Raízes de Santo Antônio da Patrulha e Caraá (1999 – 696 p.) publicado

11º Encontro – Raízes de Canela (2000 – 778 p.) publicado

12º Encontro – Raízes de São Marcos e Criúva (2001 – 912 p.) 2ª edição

13º Encontro – Raízes de Osório (2002 – 832 p.) publicado

14º Encontro – Raízes de Sananduva (2003 – 450 p.) publicado

15º Encontro – Raízes de Capão da Canoa (2004 – 664 p.) publicado

16º Encontro – Raízes de Igrejinha (2005 – 696 p.) publicado

17º Encontro – Raízes de Antônio Prado (2006 – 832 p.) publicado

18º Encontro – Raízes de Cambará do Sul (2007 – 824 p.) publicado

19º Encontro – Raízes de Taquara (2008 – 1568 p./ 2 v.) publicado

20º Encontro – Raízes de Santo Antônio da Patrulha (2009) obra no prelo

21º Encontro – Raízes do Balneário Pinhal (2010) evento em organização

22º Encontro – Raízes de Nova Hartz (2011) evento em organização

23º Encontro – Raízes de Ipê (2012)

Todas as obras publicadas foram lançadas através da Editora EST.
       
 
Deixe aqui seu Comentario
Gislâne Boeira Vargas - Capivari do Sul - RS - Brasil
Sou professora e estou coordenando a pesquisa dos alunos, gostaria de saber mais informações sobre a produção do livro. Se o texto tem máximo de páginas, se pode o mesmo autor pode escrever mais de um texto, todos os textos serão apresentados ou não precisa, evai ser publicado todos os textos no livro ou vai ter uma seleção .
Elsa de Borba Candaten - PALMITINHO - RS - Brasil
Sou de Palmitinho e fiz um trabalho sobre as raizes açorianas aqui em meu municipio gostaria de saber como posso ampliar tal pesquisa. Meu MUnicipio fiaca no Norte do estado.
 
Blogs
Marina Raymundo da Silva
Agosto.Folclore
Marina Raymundo da Silva
A formação da Vila Miguelzinho- Parte IX.Interpretando.
Marina Raymundo da Silva
A formação da Vila Miguelzinho-Parte VIII
Marina Raymundo da Silva
A formação da Vila Miguelzinho-Parte VII
Marina Raymundo da Silva
A formação da Vila Miguelzinho-Parte VI
Marina Raymundo da Silva
A formação da Vila Miguelzinho- Parte V
+ posts
Cadastre seu flyer + eventos
 
RotaA.com.br
    Parceiros
 
Todo conteúdo, imagem ou opiniões publicadas aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
 
RotaA.com.br
 

www.rotaacoriana.com.br