RotaA.com.br
 
 
 
 
 
 
 
 
Cassia Message
Patrulhense, servidora da Procuradoria-Geral do Estado, vice-presidente da Moenda Associação de Cultura e Arte Nativa e membro dos Amigos da Vila, grupo responsável pela organização do Baú da Borges.

Idealizadora e editora do blog Insônias, espaço cultural virtual que já conta com oito escritores....Vizualizar perfil completo
Perfil completo
Links
AELN
Baú da Borges
Grêmio Literário P.
Insônias
Moenda da Canção
04/08/2012 26ª Moenda da Canção e 2ª Moenda Instrumental - Programação
22/07/2012 Classificadas 26ª Moenda da Canção e 2ª Moenda Instrumental
22/05/2012 Abertas as inscrições para a Moenda da Canção
13/11/2011 Feira do Livro de Santo Antônio da Patrulha
25/10/2011 Patrulhense na Feira do Livro - Caminhos Interligados
13/08/2011 BAÚ na Moenda e Fenacan
24/07/2011 Classificadas 25ª Moenda da Canção
21/06/2011 Báu da Borges
20/04/2011 Patrulhenses na Feira do Livro de Capão da Canoa
18/04/2011 5ª Feira do Livro de Capão da Canoa
 
+ Arquivos
Blogs
Ivo Ladislau
+ Blogs
 
  Da Fonte
 
15/09/2010
Heróis

É com muito carinho que inicio este blog, embora seja também um desafio escrever para um site que reúne pessoas cujo trabalho acompanho e admiro, ainda mais falando sobre Santo Antônio da Patrulha, município onde nasci e resido, e que me é tão caro.

Pretendo mostrar neste blog histórias de Santo Antônio e de patrulhenses talentosos que marcam mais forte no mapa cultural do Estado o nosso município.


E já que estamos na semana em que o Estado comemora a Revolução Farroupilha, guerra em que os liberais lutaram contra o Império, estabelecendo a república, em minha primeira postagem vou falar de heróis.

Não de farrapos, carbonários ou lanceiros, mas de patrulhenses que ano após ano batalham corajosamente para realizar um Festival: a família Moenda é feita, sim, de heróis, neste texto homenageados com trechos do Hino Rio-Grandense.


Nos finais de tarde de segunda-feira, reunidos na pequena sala no Ginásio de Esportes que serve de escritório Moenda, voluntários animados por chimarrão e rapadura discutem cada detalhe necessário para que a Moenda se realize com valor e constância.

Trocam idéias, discutem opiniões. Trabalham duro. Sonham. Um exército de anônimos guerreiros, aguerridos e bravos.

Realizam façanhas numa luta muitas vezes injusta, conhecida de quem atua e acompanha os festivais de música que se realizam por todo o Brasil, em busca de apoio, patrocínio, público e sorte.

Carregam com orgulho em suas costas o peso de um Festival que ousou romper barreiras culturais por deixar de ser exclusivamente nativista e, ainda assim, manteve sua virtude de festival gaúcho, tornando-se Patrimônio Cultural de nosso Estado.

Peleiam com amor, otimismo, garra e, por que não dizer, loucura, tal qual nossos heróis farroupilhas, unidos pelo mesmo ideal.

Mas o ideal de liberdade destes heróis Moendeiros não é separatista: tentam a cada edição do festival unir ainda mais o Brasil.

E durante três noites de Agosto saboreiam sua vitória: mais uma Moenda se realiza. Mas encerrada a batalha, sua guerra não tem fim. Ao término de cada edição começam a projetar a próxima.

Assim é a família Moenda. Que sirva de modelo a toda terra.



E falando de patrulhenses, gaúchos, heróis e de festivais, o acordeonista patrulhense Samuel Costa – o Samuca, conquistou o troféu de melhor instrumentista no 10º Serra, Campo e Cantiga de Veranópolis, nesse final de semana.

Dá-lhe Samuca! Dá-lhe Santo Antônio da Patrulha!
       
 
  Próximo Post
16/09/2010
Chimarrão com gosto de Poesia
Deixe aqui seu Comentario
Alessandro Rosa Cardoso - SAP - RS - Brasil
Parabéns pela iniciativa, pelo belíssimo trabalho, pelo bom gosto nos textos e principalmente por divulgar Santo Antonio. Cassia, és uma pessoa de qualidades incríveis, tenho muito orgulho de ter vc como minha amiga. ucesso sempre. Sandro.
Joelson Machado de Oliveira - Santo Antônio da Patrulha - RS - Brasil
Parabéns `Rota Açoriana e minha amiga e vizinha Cássia. É muito bom ficar sbendo, aqui do Rio, que as pessoas amadas da nossa querida Pinheiro Machado, estão valorizando a nossa cultura e mandando as suas opiniões para o mundo. Fiquei orgulhoso. Valeu. Beijão, Joelson
Rosalva Rocha - Porto Alegre - RS - Brasil
Parabenizo o ROTA AÇORIANA por ter inserido a Cassia nesse espaço que já venho acompanhando, mesmo que de longe, através da divulgação que a AELN faz. Ela já é idealizadora de um blog do qual participo e que muito prazer me traz e certamente trará aos leitores deste site informações relevantes sobre a nossa terra, tão querida e que, sem dúvida, precisa compor também tal espaço. O seu primeiro texto postado diz tudo sobre a Moenda ... "Um Festival Que Nasceu Grande", como noticiou a ZH na sua 1a. edição, e nada disso teria acontecido sem heróis. Sim! heróis que sabem fazer acontecer com liberdade de expressão e muita criatividade. Como patrulhense, mesmo não residente, me sinto muito orgulhosa e, a partir de agora, mais uma leitora assídua do ROTA AÇORIANA. Sucesso prá todos vcs. Abs,
 
Blogs
Ivo Ladislau
Curiosidades Açorianas
Ivo Ladislau
Culturas Populares
Ivo Ladislau
Da Peninsula!
Ivo Ladislau
Pesquisando os quicumbis e suas variantes por ai
Marina Raymundo da Silva
Escritora professora Branca Diva Pereira de Souza-2ª parte
Marina Raymundo da Silva
Escritora professora Branca Diva Pereira de Souza-1ª parte
+ posts
Cadastre seu flyer + eventos
 
RotaA.com.br
    Parceiros
 
Todo conteúdo, imagem ou opiniões publicadas aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
 
RotaA.com.br
 

www.rotaacoriana.com.br