Até hoje, depois de muuuita discussão em torno do tema percebo certa confusão entre os gaúchos sobre o que é música regionalista, o que é tradicionalista ou nativista. Eu mesma descobri há alguns anos o óbvio: cada palavra é relativa ao seu significado e nestas linhas quero homenagear a Música Regional Brasileira - minha paixão!
A cada viagem e participação em eventos de raÃzes regionais, encontro mais e mais beleza em sua singularidade e me orgulho mais um tanto por viver num estado étnicamente tão diverso.
A riqueza do cancioneiro litorâneo é de preenher qualquer vazio no coração e alegrar a alma através de tudo o que se pode ver.
Decerto que falta muito para que o próprio gaúcho tome consciência e descerre o manancial cultural de cada região e trate de valorizá-la antes que aventureiro lance mão.
A música do litoral vem conquistando espaço nacional pelo valor da cultura em sÃ. Pelos palcos por onde vimos mostrando a nossa produção, extraÃmos suspiros de contentamento e admiração e em cada cidade vem aumentando o número de fãs e admiradores da nossa arte.
Agradeço à Deus pela inspiração do Ivo Ladislau e do Carlos CatuÃpe e a garra conferida à estes incansáveis arautos de tantos anos de solidão e luta, bem como agradeço as Divindades pela conquista irrefutável do retorno de seus esforços.
Hoje, o litoral canta o litoral e, sem pressa, seguiremos aguardando que o Rio Grande desperte para os tambores do sul- tão quentes quanto os do norte e nordeste brasileiros. |