AMLINORTE
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Atrativos Turísticos
 

Visualizar Rota Açoriana :: Atrativos Turisticos em um mapa maior
 
Lagoa do Peixe
Tavares - RS
A Lagoa do Peixe tem recebido atenção internacional como uma das áreas mais importantes para abrigo de aves migratórias na América Latina, e sua proteção é essencial para a existência continuada do fantástico mecanismo biológico que garante o ciclo de vida de inúmeras espécies da fauna e flora nesse ambiente, verdadeiro paraíso ecológico.

DISTANTE APENAS 5 KM DO HOTEL, 100% DA LAGOA DO PEIXE LOCALIZA-SE EM TAVARES.

Em 1986 foi criado o Parque Nacional da Lagoa do Peixe; em 1991 o Parque foi incluído na REDE HEMISFÉRICA DE RESERVAS PARA AVES LIMÍCOLAS - WETLANDS FOR THE AMERICAS. Em 1992 foi reconhecido pela UNESCO como zona núcleo da RESERVA DA BIOSFERA em conjunto com o PROJETO MATA ATLÂNTICA - ATLANTIC COASTAL FOREST PROJECT; em 1993 passou a ser protegida pela CONVENÇÃO DE RAMSAR (cidade no Irã onde realizou-se a reunião sobre abrigo de aves migratórias).

São desenvolvidos ainda trabalhos em conjunto com entidades internacionais como a WORLD WILDLIFE FOUNDATION (WWF) e com universidades brasileiras.

A administração do Parque fica a cargo do Instituto Chico Mendes - ICMBio.

As águas da Lagoa são rasas - 10 a 60 cm - e a extensão é de cerca de 35 km de comprimento e 1,5 km de largura, estendendo-se paralela à praia oceânica, entre os cordões de dunas e a restinga com sua mata nativa.

São 34.000 hectares e 120.000 km² de paraíso natural, onde banhados, matas nativas, dunas, lagoas e praias oferecem uma rica diversidade de habitats. A alta concentração de nutrientes, de espécies de moluscos, algas, plânctons, caraguejos, siris, peixes e camarões garante alimento farto para as aves.
Comunica-se com o Oceano Atlântico através de uma barra que chega a ter 2 m de profundidade. Este imenso viveiro natural abriga 181 espécies de aves - entre elas 26 visitantes do Hemisfério Norte e 5 do Hemisfério Sul.

COMO UM MISTÉRIO DA NATUREZA, as aves migratórias descobriram a Lagoa do Peixe, fazendo deste lugar uma parada obrigatória e seu maior refúgio na América Latina.

Dentre as 5 espécies de aves migratórias do Hemisfério Sul, a mais fascinante é o flamingo. Quando o inverno chega no sul do Equador, ele deixa seu ninho com seus filhotes e parte do Chile e da Patagônia em busca de um clima mais quente. A Lagoa do Peixe é o único local do Brasil onde ele pode ser observado o ano inteiro, mas sendo que a maior abundância destes é entre os meses de agosto à dezembro.

O prazer e a inspiração que obtemos observando as aves, neste espetáculo da natureza, inclui bandos e revoadas incríveis de trinta-réis (Sterna), oriundos do Hemisfério Norte, batuíras, várias espécies de maçaricos, gaivotas, andorinhas, cisnes-de-pescoço-preto, talha-mares, andorinhas-do-mar, e outros.

A MELHOR ÉPOCA PARA OBSERVAR AVES MIGRATÓRIAS É ENTRE OS MESES DE MARÇO/MAIO E OUTUBRO/NOVEMBRO.

A LAGOA DO PEIXE É UM ÓTIMO LUGAR PARA OBSERVAR AVES, JÁ QUE O AMBIENTE É PLANO E SEM INTERFERÊNCIA DE VISUALIZAÇÃO.


Lagoa do Peixe, Pontos Turísticos Tavares, Tavares Pontos Turísticos, Ponto Turístico Tavares, Tavares Ponto Turístico, Litoral do Rio Grande do sul - Brasil
Fonte:
Hotel Parque da Lagoa
Envie sua foto
Mapa
Deixe aqui seu comentário - Conte o que você achou deste ponto turistíco!
Avistamento de Aves Lagoa do Peixe
Tavares
Saiba mais
Parque da Guarda
Santo Antônio da Patrulha
Saiba mais
Parque da Guarita
Torres
Saiba mais
Parque Eólico de Osório
Osório
Saiba mais
Parque Estadual de Itapeva
Torres
Saiba mais
Parque Municipal de Rodeios Jorge Dariva
Osório
Saiba mais
Parque Municipal do Conduto
Riozinho
Saiba mais
Parque Natural Tupancy
Arroio do Sal
Saiba mais
Parque Temático de Energias Renováveis
Santo Antônio da Patrulha
Saiba mais
Trilha do Horto
Tramandaí
Saiba mais
 
 
 

www.rotaacoriana.com.br