AMLINORTE
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  Município  >  Osório
 

Osório, centro de entrada para o litoral norte gaúcho. Milhares de turistas uruguaios, argentinos e gaúchos cruzam todos os anos por ela, pela BR 290 - Estrada General Osório - Free Way -, BR 101 e RS 389 - Estrada do Mar-. É uma cidade promissora; localizada estratégicamente entre a capital – Porto Alegre e Torres - marco de saída do Estado. Possui uma excelente infraestrutura: pavimentação pública nas vias urbanas; rede de saneamento básico com esgoto tratado; Centro Cultural e Educacional em expansão, com a Faculdade Cenecista de Osório – FACOS; implantação da Escola Técnica e Parque de Energia Eólica mais moderno do mundo. Cidade plana, limpa e segura. Oferece água de qualidade e um clima agradável; atraindo muitas pessoas que a escolhe para residir, embora permaneçam trabalhando na capital. Preserva muito bem o meio ambiente, harmonizando natureza e tecnologia num mesmo lugar, o que a transforma numa cidade ecológica, moderna e com excelente qualidade de vida. A Terra dos Bons Ventos também se destaca por seus atrativos turísticos: naturais e culturais.

Ela está geograficamente bem situada ao pé da Serra Geral e entre águas doces e salgadas. É uma das poucas cidades brasileiras que reúne serra, lagoas e mar num mesmo lugar. Ladeada pelo Oceano Atlântico, o município dispõe de duas belas praias: Atlântida Sul e Mariápolis. Além de possuir um magnífico complexo de lagoas em seu entorno, avista-se a Serra, formada por morros cobertos pela exuberante Mata Atlântica. Cidade de natureza privilegiada reúne a beleza e a riqueza de seu ecossistema.

Além disso, é uma cidade de extrema importância histórica pelo desenvolvimento da navegação lacustre, que possibilitou a sua interligação com outros municípios trazendo prosperidade econômica para a região, bem como, o desenvolvimento político e cultural.

Osório localiza-se em região de extrema importância histórica, considerando-se os primeiros tempos de proteção e colonização das terras extremas do território. No final do século XVII, a faixa litorânea tornou-se conhecida pelos paulistas e lagunenses que vinham em busca de gado. Também era o modo de chegar ao ponto das invasões castelhanas. O caminho ficou conhecido como Estrada da Laguna.

Em 16 de dezembro de 1857, o município de Osório emancipou-se de Santo Antônio da Patrulha, levando consigo uma vasta área, de Palmares do Sul a Torres. O colonizador e o imigrante alemão ou italiano foram se instalando nas redondezas de Conceição do Arroio.

Em 1934, sem consulta popular, Conceição do Arroio passa a chamar-se Osório, por ordem do Interventor Federal Flores da Cunha, como forma de homenagear Marechal Manoel Luiz Osório, patrono da Cavalaria Nacional, ali nascido.

Historicamente, no período de 1921 a 1960, a exploração das vias navegáveis de Osório a Torres, transformando-se em um meio de comunicação e transporte de Osório - Torres, foi importante para o desenvolvimento econômico, cultural e educacional, não só para o município de Osório como para todo o Litoral Norte.

Hoje, apresenta museu e um casario antigo, vestígio da influência açoriana na região. Com seus balneários, é passagem para quem se dirige s demais cidades do litoral gaúcho.

Localização
Localiza-se na microregião do litoral setentrional do Rio Grande do Sul, Litoral Norte do Estado.

Distâncias
Distância do Município com a Capital: 95km
Distância dos Municípios Limítrofes:
Ao sul: Tramandaí: 22 km, Cidreira: 40 km e Capivari do Sul: 36 km
Ao norte: Maquiné: 38 km, Caraá: 29 km e Torres: 103 km
A leste: Imbé: 24 km e Xangri-lá: 32 km
A oeste: Santo Antônio da Patrulha: 32 km

Rodovias de acesso: BR 290, Estrada General Osório (FreeWay), Br 101, RST 101, RS 030 e RS 389 (Estrada do Mar)



População Total: Aproximadamente 40 mil habitantes
Área da Unidade Territorial: 663 Km²
Clima: Subtropical úmido
Temperatura Média: 20°
Altitude: 16 Metros
Voltagem: 220 Volts
CEP: 95520-000
Data de Emancipação: 16/12/1857
Data de Aniversário: 16 de Dezembro
Padroeira do Município: Nossa Senhora da Conceição
Feriado Municipal: 08 de Dezembro



Fotos da cidade Mapa e Localização Esconder
 

Cachoeira Sítio da Esperança

Cachoeira do Aguapés

Parque Eólico de Osório

Lagoa do Marcelino

Cascata da Borússia

Igreja Matriz Nossa Senhora do Caravaggio

Monumento do Sesquicentenário

Skate Park de Osório

Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos

Aeroclube de Planadores Albatroz
+ Atrativos Turísticos
 

Visualizar Rota Açoriana :: Atrativos Turisticos em um mapa maior
 
 
 
 

www.rotaacoriana.com.br