AMLINORTE
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  Município  >  Arroio do Sal
 
Arroio do Sal é um município situado no litoral norte do Rio Grande do Sul próximos aos municípios de Torres e Capão da Canoa.

O pequeno município de 9.000 habitantes tem a sua população multiplicada por dez durante os meses de alta temporada com a chegada massiva dos turistas.

Seu principal atrativo é a sua bela costa com numerosas praias para todos os gostos, ideais para a prática de esportes náuticos. Além de belas praias, o município conta ainda com um belo entorno natural rodeado de zonas verdes, merecendo especial destaque o 'Parque Natural Municipal Tupancy', reserva ecológica protegida e considerada o patrimônio natural mais importante de todo o município.

Nos seus 27 quilômetros de costa com o oceano Atlântico, Arroio do Sal abriga 60 balneários, entre eles a sede Arroio do Sal, Areias Brancas, ao lado, Bom Jesus, Figueirinha, Rondinha, São Pedro e Balneário Atlântico.

Para o lazer, o município oferece atrações naturais e construídas como: Parque Natural Municipal Tupancy, Lagoa Itapeva, Lagoa do Remanso, Lagoa do Banho, Lagoa da Cavalhada, Criatório conservacionista, Dunas de sambaquis. A cidade conta ainda com diversas atrações culturais como o Rodeio Crioulo Nacional, Cavalgadas, Carnaval, São João na Praia e a Semana Farroupilha.


Dunas, areias e mato, esse era o visual existente no atual território de Arroio do Sal até meados da década de 30. Na época do peixe o território era visitado por pescadores que retornavam para suas casas em seguida.

Na época da Segunda Guerra Mundial, por volta de 1940, faltou sal em uma das pescarias, como o produto não existia nas redondezas, os pescadores utilizavam a água do mar, ferviam-na até secar e virar sal e assim poderiam utilizar para salgar peixes e mariscos que existiam em abundância naquela época. Essa atividade era realizada beira de um arroio que atravessava as dunas de areias com água corrente de boa qualidade, assim como lindas árvores que serviam de abrigo para os acampamentos.

A primeira casa surgiu por volta de 1944. Para sua construção foram utilizadas madeiras encontradas beira-mar e telhado de santa fé, na beira do arroio que deu origem ao local. O Sr. João Costa foi o proprietário da primeira casa construída em Arroio do Sal.

Ainda na década de 40, a localidade começou a ser habitado por pessoas que o procuravam como local de lazer. E foi assim que começou o desenvolvimento de Arroio do Sal.

A partir desse momento passaram a surgir casas e lentamente o modernismo foi tomando conta da paisagem local.

Os chalés de praia foram surgindo medida que os veranistas vinham para o Arroio do Sal. Alguns podem ser vistos ainda hoje, um exemplo é a Vila Vozinha.

A praia foi evoluindo e logo notou-se a necessidade de fornecer uma alimentação adequada aos veranistas. Dessa forma começou a evolução das quitandas para os veranistas. Os quitandeiros do local entregavam nas portas das casas os mais diversos tipos de frutas e verduras além de leite e ovos.

Para que o Arroio do Sal pudesse se desenvolver mais rapidamente fora criada uma linha de ônibus que fazia o trajeto de Santa Catarina a Porto Alegre uma vez por semana. Mais tarde esta linha passou a fazer o trajeto saindo de Porto Alegre passando por Santo Antônio da Patrulha, alcançando a praia em Tramandaí, indo via mar até Torres. Atualmente esta mesma linha ainda existe.

Arroio do Sal foi crescendo e as primeiras casas comerciais surgindo. A sorveteria Estrela do Mar, o armazém do Sr. Prestes, a Pensão do Sr. Abílio, e o hotel Petrópolis foram as primeiras casas a aparecer. Nessa mesma época surgem também as ruas com calçamento.

No ano de 1948, foi fundada a sociedade Amigos de Arroio do Sal (SAAS), cuja criação se deu principalmente, pela necessidade da instalação de um gerador de luz, e que foi realizada pela cotização dos habitantes, eliminando assim as velas, os candeeiros e as lamparinas.

Em 22 de abril de 1988, pela lei estadual nº 8573, a vila foi elevada categoria de município com a denominação de Arroio do Sal.
Sua instalação oficial ocorreu em 01 de janeiro de 1989.

Fotos da cidade Mapa e Localização Esconder
 

Parque Natural Tupancy

Praia de Arroio do Sal

Lagoa da Itapeva

Lagoa de Banho - Lagoa da Rondinha Velha

Praia Areias Brancas

Fazenda Pousada da Lagoa

Iemanjá

Igreja Sagrado Coração de Jesus

Fazenda Matão

Sítio Arqueológico da Marambaia
+ Atrativos Turísticos
 

Visualizar Rota Açoriana :: Atrativos Turisticos em um mapa maior
 
 
 
 

www.rotaacoriana.com.br