AMLINORTE
 
 
 
 
 
 
 
 
Cassia Message
Patrulhense, servidora da Procuradoria-Geral do Estado, vice-presidente da Moenda Associação de Cultura e Arte Nativa e membro dos Amigos da Vila, grupo responsável pela organização do Baú da Borges.

Idealizadora e editora do blog Insônias, espaço cultural virtual que já conta com oito escritores....Vizualizar perfil completo
Perfil completo
Links
AELN
Baú da Borges
Grêmio Literário P.
Insônias
Moenda da Canção
04/08/2012 26ª Moenda da Canção e 2ª Moenda Instrumental - Programação
22/07/2012 Classificadas 26ª Moenda da Canção e 2ª Moenda Instrumental
22/05/2012 Abertas as inscrições para a Moenda da Canção
13/11/2011 Feira do Livro de Santo Antônio da Patrulha
25/10/2011 Patrulhense na Feira do Livro - Caminhos Interligados
13/08/2011 BAÚ na Moenda e Fenacan
24/07/2011 Classificadas 25ª Moenda da Canção
21/06/2011 Báu da Borges
20/04/2011 Patrulhenses na Feira do Livro de Capão da Canoa
18/04/2011 5ª Feira do Livro de Capão da Canoa
 
+ Arquivos
Blogs
27ª Moenda da Canção
Aidyl Peruchi
Ana Claudia Gonçalves
Andrea Hilgert
Bola - Wind Fly
Cassia Message
+ Blogs
 
  Da Fonte
 
25/10/2011
Patrulhense na Feira do Livro - Caminhos Interligados

Um ônibus parte de Porto Alegre a Santo Antônio, em uma tarde tranquila de sexta-feira. Embarcando nele há pessoas felizes, preocupadas, esperançosas, deprimidas, com o futuro pela frente ou que lamentam as escolhas feitas. Amigos que se reencontram e estranhos que se tornam amigos. Um ônibus, várias histórias.
* * *
Neste novo livro a escritora Sinara Foss nos traz histórias de gente comum, mas com as quais podemos nos identificar. A narrativa dura o tempo da viagem de Porto Alegre a Santo Antônio, e entre observações da paisagem, reflexões e diálogos vamos conhecendo os passageiros e personagens.
Cada capítulo conta a história e os pensamentos de um (ou mais) passageiros; entre eles está um casal de meia idade preocupado com os problemas dos filhos, que conhecemos através dos diálogos e reflexões de cada um. O amor pelos filhos os faz até esquecer e superar os próprios problemas de saúde.
“A mulher suspira, Vercuel sabe que ela está pensando nos problemas dos filhos. Sente-se impotente. Parece que ele não faz nada para ajudar os filhos. A mulher chama seu nome. Conversam sobre a filha Marion. Florence dá a idéia de ajudar Marion a fazer uma faculdade. Os dois podem cuidar da menina enquanto ela estuda. Boa idéia…basta agora convencer Carlos a deixar os sogros ajudarem. Essa vai ser a pior parte… Não sabe se ele vai permitir.
E Leopold? Vercuel volta a pensar no filho. Será que acredita na esposa ou desconfia de alguma coisa? Outro dia enquanto os dois cortavam a grama do pátio, tentou puxar o assunto com ele. Passa pela sua cabeça toda a conversa que tiveram.”
Em outra fileira estão duas amigas que não se viam há 30 anos; elas aproveitam a viagem para colocar a conversa em dia, saber o que aconteceu nesse tempo todo, e percebem que cada uma teve a vida que a outra queria ter tido, e que toda escolha tem um preço.
“- Mas você é uma vitoriosa… Olhe as coisas que você faz… que você tem… Você é a dona do seu nariz. Você é a dona do seu próprio negócio, não tem ninguém para dar palpites na sua vida. Você nem imagina o que é ter um marido dando palpites, querendo mandar em você… Dizendo o que é certo e o que é errado, como se você fosse uma idiota, como se você não soubesse fazer nada sem ele, como se você fosse uma incompetente…
- Sabe… se eu pudesse voltar atrás eu faria tudo diferente! Eu não ia querer uma vida de empresária, lutar sozinha… eu ia querer ser dona de casa, ter um marido… Eu ia passar o dia em que ele estivesse fora pensando no que fazer para agradá-lo quando ele chegasse em casa… eu ia querer cozinhar para ele.
- Não diz isso…- Helena se horroriza - Você não sabe o que você está falando. Os homens não dão valor s mulheres que ficam só em casa. Se eu pudesse voltar atrás, só não voltaria por causa dos meus filhos. Fico com a consciência pesada de dizer que me arrependo de ter casado. Se eu não tivesse casado eu não os teria… Mas você não… não repita mais isso…
- Não tem importância… O preço a ser pago é menor.”
Através de histórias diferentes, contadas com sensibilidade, a autora nos apresenta dramas, alegrias, amizades, reencontros, possíveis futuros, novas ideias. Para quem conhece apenas os livros infanto-juvenis de Sinara Foss, este livro será uma surpresa interessante.
A preocupação com os animais e o meio ambiente também estão presentes no diálogo entre uma vegetariana e um fã de churrasquinhos, que aos poucos vai percebendo o que está por trás de seus hábitos alimentares aparentemente inofensivos, e na conversa entre dois rapazes sobre a abertura de um canil na cidade. Neste último caso, nem o diálogo nem os argumentos conseguiram mudar uma opinião tão fechada. Mesmo assim, as reflexões e lembranças de um dos personagens podem mostrar ao leitor o outro lado da moeda, e como as ações de cada pessoa podem ajudar a salvar pequenas vidas.
Gostei muito deste romance de contos reunidos em um mesmo cenário, uma abordagem interessante para contar histórias tão diversas. Sinara demonstra uma grande empatia com os problemas humanos, e mesmo que alguns permaneçam sem solução, é por escolha do próprio personagem. Todos nós somos donos de nossos destinos, e temos no livre arbítrio o poder de mudar nossa história ou continuarmos da mesma forma. A decisão cabe a cada um.
O livro será lançado junto com As Divagações Continuam, o novo volume da coleção ‘Em Busca de um Mundo Melhor’, na Feira do Livro de Porto Alegre. O lançamento e tarde de autógrafos será no domingo, 30 de outubro de 2011, s 14:30h. Se você mora em Porto Alegre e região, não perca!
Este e outros livros de Sinara Foss podem ser comprados diretamente com a autora pelo e-mail sinara@sinarafoss.com.
fonte: http://authorsinarafoss.blogspot.com/
       
 
 Post Anterior
13/08/2011
BAÚ na Moenda e Fenacan
  Próximo Post
13/11/2011
Feira do Livro de Santo Antônio da Patrulha
Deixe aqui seu Comentario
B.Fernández - Santo Antonio da Patrulha - RS - Brasil
Mais uma obra maravilhosa. Pena não pode comparecer no dia do lançamento.
 
Blogs
Marina Raymundo da Silva
Escritora professora Branca Diva Pereira de Souza-2ª parte
Marina Raymundo da Silva
Escritora professora Branca Diva Pereira de Souza-1ª parte
Marina Raymundo da Silva
Imagem centenária de Santa Catarina de Palmares do Sul
Marina Raymundo da Silva
Medalha Dante de Laytano
Marina Raymundo da Silva
Lançamento de livro A Coberta dalma no L.N. do Rio Grande do Sul
Marina Raymundo da Silva
Lançamento de livro Navegação Lacustre Osório-Torres- 3ª edição
+ posts
Cadastre seu flyer + eventos
 
    Parceiros
 
Todo conteúdo, imagem ou opiniões publicadas aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
 
 

www.rotaacoriana.com.br