AMLINORTE
 
 
 
 
 
 
 
 
Cassia Message
Patrulhense, servidora da Procuradoria-Geral do Estado, vice-presidente da Moenda Associação de Cultura e Arte Nativa e membro dos Amigos da Vila, grupo responsável pela organização do Baú da Borges.

Idealizadora e editora do blog Insônias, espaço cultural virtual que já conta com oito escritores....Vizualizar perfil completo
Perfil completo
Links
AELN
Baú da Borges
Grêmio Literário P.
Insônias
Moenda da Canção
04/08/2012 26ª Moenda da Canção e 2ª Moenda Instrumental - Programação
22/07/2012 Classificadas 26ª Moenda da Canção e 2ª Moenda Instrumental
22/05/2012 Abertas as inscrições para a Moenda da Canção
13/11/2011 Feira do Livro de Santo Antônio da Patrulha
25/10/2011 Patrulhense na Feira do Livro - Caminhos Interligados
13/08/2011 BAÚ na Moenda e Fenacan
24/07/2011 Classificadas 25ª Moenda da Canção
21/06/2011 Báu da Borges
20/04/2011 Patrulhenses na Feira do Livro de Capão da Canoa
18/04/2011 5ª Feira do Livro de Capão da Canoa
 
+ Arquivos
Blogs
27ª Moenda da Canção
Aidyl Peruchi
Ana Claudia Gonçalves
Andrea Hilgert
Bola - Wind Fly
Cassia Message
+ Blogs
 
  Da Fonte
 
05/10/2010
Vamos caminhar?

Em abril deste ano, Silvano Marques e Jaime Müller idealizaram o projeto 'Vamos caminhar', hoje apelidado de Caminhada do Silvano, em que convocam as pessoas a realizar uma longa caminhada, sem outros fins que não estar reunidos, aproveitando a natureza e batendo um alegre papo enquanto se exercitam.
Não há linha de partida, tampouco reta de chegada. Também não há ninguém cronometrando o tempo de cada participante, apenas um pequeno relógio acusa: na chegada de todos os caminhos, um apetitoso lanche.
No próximo final de semana, acontecerá a terceira caminhada, desta vez até o Canto dos Guilhermes, onde se realizará a festa da localidade.
O trajeto é o seguinte: saindo da Praça Arquipélago dos Açores – Praça da Igreja Matriz s 8h do domingo, até o Monjolo, fazendo ali uma parada para água. A seguir continuaríamos até o CANTO DOS GUILHERMES, onde vai ser construído um Hotel Fazenda, o que dá mais alguns quilômetros, perfazendo um trajeto de 15Km.
Gostou? Caminhe conosco. Não precisa de inscrição ou convite. Basta chegar no horário – a tolerância com atrasos é pequena, porque não podemos perder o horário do almoço. Use um tênis confortável, um agasalho, pois ainda faz certo frio nas manhãs de primavera do Sul e um boné, pois chegaremos lá por volta do meio-dia.
Achou pesado o trajeto? Temos um segundo ponto de partida, no Monjolo. Devemos passar por lá em torno de 10h. Com isso, a caminhada fica em torno de 9 quilômetros.
E outra: pode-se participar de bicicleta. Isso mesmo: um pequeno grupo pretende pedalar até lá.
Não pratica caminhada nem anda de bicicleta? Prepare um chimarrão e participe de carro, como apoio e companhia para caminhantes que tenham dificuldade em terminar o trajeto, e aproveite o almoço, que será no Salão Paroquial, em plena festa.
A volta: um ônibus nos aguarda depois do almoço, deveremos estar de volta até s 13h30.
O custo? Uma água, refrigerante ou lanche no Monjolo, o almoço na festa e o ônibus para a volta.

Mas o que mesmo esta caminhada tem a ver com este blog? Tudo.
Os idealizadores deste projeto, Silvano e Jaime, não nasceram em Santo Antônio, ou não exatamente, como se pode conferir por parte da biografia de cada um que transcrevo abaixo, mas são patrulhenses de coração, suor e raça. Aqui residem com suas famílias, trabalham e atuam na comunidade, dedicando-se a projetos sociais e culturais que melhoram e promovem o município que escolheram como lar.

Um pouco da vida e obra destes patrulhenses de coração:

Silvano Marques, nascido em Dom Pedrito, perambulou por várias cidades até se fixar em Porto Alegre para estudar. Formando-se médico-pediatra, migrou para o interior gaúcho, Santo Antônio da Patrulha, onde atua há quase duas décadas. Espírita atuante, mantém um blog intitulado COISA DE GORDO (http://wp.clicrbs.com.br/coisadegordo/) com temas que vão de gula, passando por cultura inútil e chegando a filmes, livros, fotos, DVDs. E mantém um outro chamado SILVANO ESPÍRITA (http://silvanoespirita.blogspot.com/) com temas relacionados ao assunto. Autor do livro FAMÍLIA FRENTE & VERSO, junto com Jerri Almeida.

Jaime Müller nasceu em Rolante, época 4º distrito de SAP, portanto é patrulhense, mas só descobriu isso após mudar-se para Santo Antônio. É bancário aposentado, e atualmente se dedica a pesquisas históricas relacionadas com a Paróquia Santo Antônio. Além das pesquisas, realiza trabalho voluntário em vários segmentos: na Defesa Civil, como membro da equipe de operações e responsável pelas matérias na mídia; tesoureiro e responsável pela parte administrativa da paróquia S. Antônio; pastoral da caridade da paróquia; membro da equipe de planejamento da Diocese de Osório; membro da comissão de restauração da Igreja Matriz; tesoureiro e responsável pela contabilidade do Instituto Histórico de SAP; colaborador da Folha Patrulhense com matérias relacionadas com a Igreja e a Defesa Civil e do Conselho Municipal de Turismo, principalmente no aspecto histórico; mantém ainda programa quinzenal na Rádio FM Comunitária, sempre as quartas feiras/09:00 da manhã, falando sobre defesa Civil e História do município de SAP.
       
 
 Post Anterior
16/09/2010
Chimarrão com gosto de Poesia
  Próximo Post
04/11/2010
Patrulhense na Feira do Livro
Deixe aqui seu Comentario
ivo ladislau - capão da Canoa - RS - Brasil
Parabéns ,teu blog esta cada vez mais "up" e a Moenda?, vamos cutucar a Carmem? luzzzzzzzzzz!
João Albé - Santo Antonio da Patrulha - RS - Brasil
Cássia, muito legal esse blog. Gostei da inclusão da mini biografia do Silvano e do Jaime. vou acompanhar! Abraços
Jaime Nestor Müller - Santo Antônio - RS - Brasil
Cássia, parabens pela forma de convocação para a caminhada. Quanto aos idealizadores, os méritos são todos do Dr. Silvano, que é a pessoa que faz tudo, eu sou apenas uma colaborador. Jaime Müller
Ver todos os comentários
 
Blogs
Marina Raymundo da Silva
Escritora professora Branca Diva Pereira de Souza-2ª parte
Marina Raymundo da Silva
Escritora professora Branca Diva Pereira de Souza-1ª parte
Marina Raymundo da Silva
Imagem centenária de Santa Catarina de Palmares do Sul
Marina Raymundo da Silva
Medalha Dante de Laytano
Marina Raymundo da Silva
Lançamento de livro A Coberta dalma no L.N. do Rio Grande do Sul
Marina Raymundo da Silva
Lançamento de livro Navegação Lacustre Osório-Torres- 3ª edição
+ posts
Cadastre seu flyer + eventos
 
    Parceiros
 
Todo conteúdo, imagem ou opiniões publicadas aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
 
 

www.rotaacoriana.com.br