AMLINORTE
 
 
 
 
 
 
 
 
Cassia Message
Patrulhense, servidora da Procuradoria-Geral do Estado, vice-presidente da Moenda Associação de Cultura e Arte Nativa e membro dos Amigos da Vila, grupo responsável pela organização do Baú da Borges.

Idealizadora e editora do blog Insônias, espaço cultural virtual que já conta com oito escritores....Vizualizar perfil completo
Perfil completo
Links
AELN
Baú da Borges
Grêmio Literário P.
Insônias
Moenda da Canção
04/08/2012 26ª Moenda da Canção e 2ª Moenda Instrumental - Programação
22/07/2012 Classificadas 26ª Moenda da Canção e 2ª Moenda Instrumental
22/05/2012 Abertas as inscrições para a Moenda da Canção
13/11/2011 Feira do Livro de Santo Antônio da Patrulha
25/10/2011 Patrulhense na Feira do Livro - Caminhos Interligados
13/08/2011 BAÚ na Moenda e Fenacan
24/07/2011 Classificadas 25ª Moenda da Canção
21/06/2011 Báu da Borges
20/04/2011 Patrulhenses na Feira do Livro de Capão da Canoa
18/04/2011 5ª Feira do Livro de Capão da Canoa
 
+ Arquivos
Blogs
27ª Moenda da Canção
Aidyl Peruchi
Ana Claudia Gonçalves
Andrea Hilgert
Bola - Wind Fly
Cassia Message
+ Blogs
 
  Da Fonte
 
15/09/2010
Heróis

É com muito carinho que inicio este blog, embora seja também um desafio escrever para um site que reúne pessoas cujo trabalho acompanho e admiro, ainda mais falando sobre Santo Antônio da Patrulha, município onde nasci e resido, e que me é tão caro.

Pretendo mostrar neste blog histórias de Santo Antônio e de patrulhenses talentosos que marcam mais forte no mapa cultural do Estado o nosso município.


E já que estamos na semana em que o Estado comemora a Revolução Farroupilha, guerra em que os liberais lutaram contra o Império, estabelecendo a república, em minha primeira postagem vou falar de heróis.

Não de farrapos, carbonários ou lanceiros, mas de patrulhenses que ano após ano batalham corajosamente para realizar um Festival: a família Moenda é feita, sim, de heróis, neste texto homenageados com trechos do Hino Rio-Grandense.


Nos finais de tarde de segunda-feira, reunidos na pequena sala no Ginásio de Esportes que serve de escritório Moenda, voluntários animados por chimarrão e rapadura discutem cada detalhe necessário para que a Moenda se realize com valor e constância.

Trocam idéias, discutem opiniões. Trabalham duro. Sonham. Um exército de anônimos guerreiros, aguerridos e bravos.

Realizam façanhas numa luta muitas vezes injusta, conhecida de quem atua e acompanha os festivais de música que se realizam por todo o Brasil, em busca de apoio, patrocínio, público e sorte.

Carregam com orgulho em suas costas o peso de um Festival que ousou romper barreiras culturais por deixar de ser exclusivamente nativista e, ainda assim, manteve sua virtude de festival gaúcho, tornando-se Patrimônio Cultural de nosso Estado.

Peleiam com amor, otimismo, garra e, por que não dizer, loucura, tal qual nossos heróis farroupilhas, unidos pelo mesmo ideal.

Mas o ideal de liberdade destes heróis Moendeiros não é separatista: tentam a cada edição do festival unir ainda mais o Brasil.

E durante três noites de Agosto saboreiam sua vitória: mais uma Moenda se realiza. Mas encerrada a batalha, sua guerra não tem fim. Ao término de cada edição começam a projetar a próxima.

Assim é a família Moenda. Que sirva de modelo a toda terra.



E falando de patrulhenses, gaúchos, heróis e de festivais, o acordeonista patrulhense Samuel Costa – o Samuca, conquistou o troféu de melhor instrumentista no 10º Serra, Campo e Cantiga de Veranópolis, nesse final de semana.

Dá-lhe Samuca! Dá-lhe Santo Antônio da Patrulha!
       
 
  Próximo Post
16/09/2010
Chimarrão com gosto de Poesia
Deixe aqui seu Comentario
Alessandro Rosa Cardoso - SAP - RS - Brasil
Parabéns pela iniciativa, pelo belíssimo trabalho, pelo bom gosto nos textos e principalmente por divulgar Santo Antonio. Cassia, és uma pessoa de qualidades incríveis, tenho muito orgulho de ter vc como minha amiga. ucesso sempre. Sandro.
Joelson Machado de Oliveira - Santo Antônio da Patrulha - RS - Brasil
Parabéns `Rota Açoriana e minha amiga e vizinha Cássia. É muito bom ficar sbendo, aqui do Rio, que as pessoas amadas da nossa querida Pinheiro Machado, estão valorizando a nossa cultura e mandando as suas opiniões para o mundo. Fiquei orgulhoso. Valeu. Beijão, Joelson
Rosalva Rocha - Porto Alegre - RS - Brasil
Parabenizo o ROTA AÇORIANA por ter inserido a Cassia nesse espaço que já venho acompanhando, mesmo que de longe, através da divulgação que a AELN faz. Ela já é idealizadora de um blog do qual participo e que muito prazer me traz e certamente trará aos leitores deste site informações relevantes sobre a nossa terra, tão querida e que, sem dúvida, precisa compor também tal espaço. O seu primeiro texto postado diz tudo sobre a Moenda ... "Um Festival Que Nasceu Grande", como noticiou a ZH na sua 1a. edição, e nada disso teria acontecido sem heróis. Sim! heróis que sabem fazer acontecer com liberdade de expressão e muita criatividade. Como patrulhense, mesmo não residente, me sinto muito orgulhosa e, a partir de agora, mais uma leitora assídua do ROTA AÇORIANA. Sucesso prá todos vcs. Abs,
 
Blogs
Marina Raymundo da Silva
Escritora professora Branca Diva Pereira de Souza-2ª parte
Marina Raymundo da Silva
Escritora professora Branca Diva Pereira de Souza-1ª parte
Marina Raymundo da Silva
Imagem centenária de Santa Catarina de Palmares do Sul
Marina Raymundo da Silva
Medalha Dante de Laytano
Marina Raymundo da Silva
Lançamento de livro A Coberta dalma no L.N. do Rio Grande do Sul
Marina Raymundo da Silva
Lançamento de livro Navegação Lacustre Osório-Torres- 3ª edição
+ posts
Cadastre seu flyer + eventos
 
    Parceiros
 
Todo conteúdo, imagem ou opiniões publicadas aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
 
 

www.rotaacoriana.com.br